Sanep registra aumento de 25% de resíduos na coleta seletiva

Números da reciclagem, após a ampliação do recolhimento para 100% da cidade, superam as expectativas

17/05/2023 | 05:05:44


Os números dos primeiros nove meses após a ampliação da coleta seletiva para 100% da área urbana em Pelotas são animadores. O Sanep registra aumento de 42 toneladas de materiais coletados, mensalmente, na cidade, o que representa acréscimo de 25% de itens recolhidos. A ampliação para mais 20 regiões incluiu cerca de 40 mil residências na rota semanal do recolhimento de resíduos recicláveis.

Locais como Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta e Distrito Industrial, que antes possuíam apenas coleta agendada, passaram a integrar o itinerário do caminhão, que percorre cada bairro duas vezes por semana. De segunda a sábado, os moradores têm a oportunidade de separar e descartar os materiais recicláveis de forma adequada, contribuindo para a destinação correta dos resíduos e para a rede de reciclagem formada na cidade.

Aumento de 42 toneladas de recicláveis coletados mensalmente reflete o engajamento da população na separação correta dos materiais. Fotos: Amanda Kuhn

Os recicláveis coletados são encaminhados até uma das seis cooperativas de reciclagem conveniadas com a autarquia. Os itens são transportados e distribuídos para cada unidade, de acordo com a sua capacidade de reciclagem, conforme explica o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) do Sanep, Edson Plá Monterosso. Nas estruturas, os resíduos são transformados em novos produtos reutilizáveis, contribuindo para a economia local, para os cooperados e para o meio ambiente.

“A adesão da população foi mais do que positiva. Superou as nossas expectativas. A gente percebe o aumento da conscientização das pessoas, de forma crescente e constante, não somente no início da ampliação. Isso é bem animador e fortalece a reciclagem como um todo no nosso município”, pontua Monterosso.

Coleta seletiva em números

Resíduos coletados antes da ampliação (por mês): 175 toneladas

Resíduos coletados pós-ampliação (por mês): 216 toneladas

Como participar da coleta seletiva

Disponibilizada duas vezes por semana, a coleta seletiva, no formato porta a porta, abrange 100% da zona urbana da cidade. Fotos: Amanda Kuhn

Todo material passível de ser reaproveitado e reutilizado pode ser descartado na coleta seletiva ou levado até um dos quatro Ecopontos municipais. Papéis, plásticos, vidros, metais, isopor e borracha podem ser separados.

Confira os dias e turnos de cada bairro em sanep.com.br/residuos-solidos/mapas-horarios-coletas.


Tags

#coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem, #coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem, #coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem, #coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem, #coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem, #coletaseletiva, #sanep, #pelotas, #reciclagem