Sanep retoma obras de infraestrutura na cidade

Intervenções foram suspensas temporariamente em função da pandemia de Covid-19

09/05/2020 | 04:05:49


Nos próximos dias, a população poderá acompanhar a retomada de importantes obras de infraestrutura executadas pelo Sanep, que visam qualificar o sistema de abastecimento de água e de drenagem urbana no município. As intervenções estavam suspensas temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus. Foi iniciada uma obra de drenagem na rua Um, do Pestano, que receberá pavimentação em asfalto. Na segunda-feira (11), a autarquia dará seguimento à obra de construção da adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, realizando a segunda etapa da estrutura que transportará a água, na rua Guilherme Wetzel, no Centro.

A ETA vai ampliar a distribuição de água para a população em até 50%, tratando cerca de 500 litros por segundo, o que impactará significativamente no aumento da oferta, principalmente em locais que enfrentam problemas de abastecimento (saiba mais abaixo). Também no início da próxima semana, será retomada a construção de uma subadutora no Balneário dos Prazeres, a fim de qualificar e setorizar o abastecimento de água na região. A obra começou em janeiro, no cruzamento da avenida Amazonas com a rua Torres. 

Prioridade às substituições de rede de água

Neste ano, o Sanep continua dando prioridade à substituição de redes de água em Pelotas – em 2019, foram 80 quilômetros trocados (mais do que a distância entre Pelotas e Rio Grande). De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, o objetivo é chegar a 100 quilômetros substituídos ainda neste ano. Na última sexta-feira (8), o serviço começou a ser executado em toda a extensão da rua Rio Grande, no Laranjal, já que a autarquia identificou problemas na estrutura do tubo de fibrocimento da via. 

Obra na praia do Laranjal vai qualificar o sistema de distribuição de água. Foto: Sanep Divulgação

ETA São Gonçalo

Localizada no Capão do Leão, a Estação representa uma alternativa de captação para atender ao constante crescimento da demanda de água em Pelotas, tendo como referência o canal São Gonçalo – importante manancial da região. A chegada da água tratada nas residências ocorrerá por meio das redes adutoras, cujo trajeto passa pelo centro da cidade. Uma extensão foi realizada para que a adutora também abasteça a zona norte, com armazenamento projetado em um novo reservatório que será construído nas proximidades da avenida Ildefonso Simões Lopes em parceria com o Sinduscon.


Tags

sanep, obras, infraestrutura, sanep, obras, infraestrutura