Sanep retorna às feiras para avaliar adesão ao projeto Plástico Zero

Iniciativa já entregou milhares de sacolas retornáveis à população, substituindo o uso dos sacos plásticos

12/06/2020 | 03:06:42


Mais cinco ações educativas do projeto Plástico Zero serão feitas pelo Sanep, na próxima semana, nas feiras das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim e nas localizadas em frente ao Hipermercado Big e no Largo do Mercado Central. Milhares de ecobags já foram distribuídas nas últimas semanas em dez atividades de conscientização voltadas à comunidade, que buscam desestimular o uso dos sacos plásticos.

Nesta semana, o Sanep volta pela terceira vez às feiras para analisar a adesão à iniciativa por parte dos moradores. Além de distribuir algumas ecobags a novos consumidores, a autarquia pretende reencontrar aqueles que já ganharam a sacola reutilizável e adotaram o seu uso na rotina de compras. As pessoas que estiverem com ela, ganharão barras de sabão feitas com óleo de cozinha usado – uma forma de retribuir pelo apoio ao projeto.

Milhares de ecobags já foram distribuídas nas últimas semanas - Foto: Rodrigo Chagas/arquivo

Na manhã deste sábado (13), a iniciativa chega à feira da Bento com a parceria da campanha Vira Tampa, que estará arrecadando tampas plásticas (como de água, caneta, leite e pasta de dente) para comercializar e destinar os recursos a ONGs. Ainda pela manhã, o Sanep levará a distribuição de ecobags à feira da Dom Joaquim (veja cronograma completo abaixo).

Óleo Sustentável

As barras de sabão – assim como as amostras de detergente distribuídas na loja da autarquia, no Shopping Pelotas – representam uma oportunidade para a população conhecer os resultados do projeto Óleo Sustentável, do Sanep. Desde sua criação, mais de 7,6 mil litros de óleo de cozinha usado foram coletados e cerca de 19 mil produtos de limpeza produzidos – parte deles foi entregue às unidades de saúde que enfrentam o novo coronavírus em Pelotas.

Por que trocar a sacola plástica pela ecobag?

O objetivo do projeto é colaborar para diminuir a poluição plástica no mundo, que afeta solo, ar e água do planeta. Além de prejudicar o meio ambiente, os sacos plásticos também são corriqueiros nas limpezas de bocas de lobo e de canais feitas pela autarquia. As estruturas de drenagem são fundamentais para o escoamento das águas da chuva, mas, quando entopem devido ao descarte incorreto dos resíduos, não conseguem evitar os alagamentos. 

Plástico Zero na próxima semana

- Dia 13/06 (manhã de sábado) – feira na avenida Bento Gonçalves (parceria com Vira Tampa) 

- Dia 13/06 (manhã de sábado) – feira na avenida Dom Joaquim

- Dia 16/06 (manhã de terça) – feira orgânica na Bento (próximo à Brigada Militar)

- Dia 16/06 (terça à tarde) – feira próxima ao Hipermercado Big

- Dia 18/06 (quinta à tarde) – feira no Largo do Mercado Central.


Tags

plástico zero, ecobags, sacolas, feiras, óleo sustentável, plástico zero, ecobags, sacolas, feiras, óleo sustentável