Sanep substitui rede de água na rua Manduca Rodrigues

Abastecimento será qualificado na localidade com a troca da tubulação. Motoristas devem ficar atentos a alterações no trânsito

13/01/2022 | 12:01:36


Pelotas conta com mais de um milhão de metros de redes de água e mantê-las preservadas para a sua condução até as residências é uma das frentes de trabalho priorizadas pelo Sanep. Além dos consertos de vazamentos – consideradas medidas emergenciais – a autarquia também atua na ampliação e na substituição do sistema de abastecimento, visando à modernização da tubulação e à consequente melhora na distribuição da água.

Nesta semana, a equipe do Departamento de Águas (Depa) executa a substituição e a manutenção de rede na rua Manduca Rodrigues, em trecho de 250 metros. O serviço consiste na mudança dos canos de ferro para os de PVC, refletindo no aumento significativo de pressão na localidade, além da desobstrução em parte do trajeto da água. O coordenador do Depa, Alexandre Duval, explica que a renovação do sistema também diminui a incidência de vazamentos, uma vez que os materiais são mais resistentes ao tempo e proporcionam maior estabilidade na entrega da água.

Renovação do sistema reflete no aumento da pressão da água e diminui a incidência de vazamentos - Fotos: Rodrigo Soares

População já percebe resultados

O descontentamento pela pressão da água se transformou em alegria ao perceber a mudança na rotina de casa, afirma o morador Eduardo Fernandes, de 60 anos. “Me queixava sobre a situação e agora reconheço o trabalho realizado. É gratificante ver o problema ser solucionado e já notar a diferença. Antes a água subia com dificuldade para o chuveiro e, desde ontem, isso mudou”, explica ele que, há 20 anos, reside na rua Manduca Rodrigues. Elusa Chagas também já testou a pressão em casa, após a obra, e comemora os resultados. "Abri as torneiras, verifiquei a descarga e ela está ótima", comenta.

Trânsito

A obra, que começou nesta terça-feira (11), será feita em três etapas. A primeira corresponde ao trecho da esquina da rua Uruguai, em direção à via Saturnino de Brito; a segunda representa a travessia da tubulação pela Saturnino de Brito; e a terceira complementa o trajeto na Manduca Rodrigues até o final da rua. Motoristas devem estar atentos a mudanças no trânsito, que são devidamente sinalizadas e orientadas pelos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). 

Sanep atua na ampliação e na substituição do sistema de abastecimento, visando à modernização da tubulação e à consequente melhora na distribuição da água - Fotos Matheus Cabistany e Amanda Kuhn

Rede ampliada e modernizada

O Sanep substituiu e ampliou mais de 21 quilômetros de redes de água em Pelotas nos últimos dois anos – um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, com fonte em recursos próprios da autarquia. O trabalho contemplou todas as regiões de Pelotas, incluindo a zona rural do Município, em ruas, avenidas e estradas das Três Vendas, Areal, Fragata, São Gonçalo, Laranjal e Monte Bonito, além de trecho da BR-116.


Tags

sanep, rede de água, abastecimento, pressão, manduca rodrigues, trânsito, sanep, rede de água, abastecimento, pressão, manduca rodrigues, trânsito, sanep, rede de água, abastecimento, pressão, manduca rodrigues, trânsito