Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Equipes do Sanep e da Prefeitura ergueram contenção e instalaram sistema de bombeamento para impedir transbordamento de arroio do Cedrinho

01/07/2025 | 02:07:45


As ações emergenciais executadas de maneira integrada entre o Sanep e as secretarias de Defesa Civil e Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) na Colônia Z3, na última semana, foram efetivas para conter o avanço da Lagoa dos Patos. Na região do Cedrinho, as equipes ergueram um dique e instalaram estrutura de bombeamento para impedir o extravasamento do arroio em direção às residências. O trabalho também protegeu a ponte de acesso à região.

Estrutura de contenção e bombeamento evitaram inundação e protegeram moradores do Cedrinho. Fotos: Volmer Perez/Secom

O planejamento prévio e a rápida mobilização de efetivos e maquinários foram destacadas pelo prefeito Fernando Marroni como essenciais para proteger a população local. 

“Foi uma ação estratégica de contenção, possibilitada pela união de esforços e alinhamento da nossa Defesa Civil com a comunidade científica. Conseguimos dar essa resposta rápida, com servidores atuando, inclusive, durante a madrugada para levantar um dique, que protegeu a ponte e impediu que essa comunidade ficasse isolada”, pontuou. 

A Prefeitura permanece atenta aos cenários hidrológico e meteorológico no Estado, com foco em adotar medidas diante do frio extremo e possibilidade de elevação dos níveis das águas do canal São Gonçalo e da Lagoa dos Patos. O monitoramento das cotas dos mananciais de Pelotas é feito permanentemente e em tempo real, através dos sensores instalados pelo Sanep.


Tags

cedrinho, bombeamento, arroio, lagoa dos patos