Tratamento de água em Pelotas é destaque em congresso nacional

Quatro trabalhos elaborados por profissionais do Sanep, a partir de pesquisas no âmbito do saneamento, foram aprovados no evento da Assemae

13/10/2021 | 03:10:49


Quatro pesquisas desenvolvidas por profissionais do Departamento de Tratamento (DETR) do Sanep foram aprovadas no congresso da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), para apresentação, em formato on-line, na XXIV Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, a técnica em Química da autarquia, Daniele Sampaio, explana o seu segundo trabalho selecionado pelo evento nacional, cujo tema é a avalição da qualidade da água utilizada na lavagem dos filtros para reúso na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara. A pesquisa pode ser acompanhada pelo YouTube.

Trabalho aborda a qualidade da água de lavagem dos filtros para reúso na ETA Santa Bárbara - Foto: Reprodução

O compartilhamento de experiências é apontado como um dos maiores benefícios da participação do Sanep no congresso, afirma o coordenador do Departamento, Carlos Vinícius Gonçalves. 

“É gratificante ter esses projetos aprovados, além de adquirir e levar conhecimentos a outros órgãos e companhias de saneamento do Brasil. Isso contribui com o que mais precisamos na área: investir em novas tecnologias e alternativas qualificadas no tratamento da água, o que aperfeiçoa a nossa atuação e nos motiva ainda mais no trabalho que realizamos há tanto tempo”, complementa.

Daniele, que também é engenheira química e integra a Divisão de Laboratório e Pesquisa da autarquia, já apresentou outro trabalho no final de setembro, abordando os resultados da separação por membranas como tecnologia alternativa de tratamento da água. A pesquisa, que tem como estudo de caso a ETA móvel implantada no Laranjal, em 2018, pode ser conferida no YouTube, a partir dos 20 minutos.

Um dos quatro trabalhos aprovados pelo congresso tratou a respeito dos resultados da separação por membranas como tecnologia alternativa de tratamento da água - Foto: Reprodução
“Sinto-me muito honrada e feliz de representar o Sanep nesse congresso com tamanha visibilidade e importância para o setor do saneamento. Ter esses dois trabalhos publicados dá um gás e um incentivo para seguir melhorando e trazendo o máximo de conhecimento e experiência, tanto para a minha atuação profissional, quanto para a autarquia, melhorando nosso tratamento de água, que é o nosso principal objetivo”, frisa Daniele.

No dia 3 de novembro, é a vez da bióloga Letícia do Nascimento representar o Sanep na Exposição de Experiências Municipais, apresentando uma análise temporal de cianobactérias planctônicas no Balneário do Laranjal. No próximo ano, será realizada a explanação do quarto trabalho contemplado pelo congresso, de autoria do técnico em Química da autarquia, Daniel Corrêa.

Nesta quarta, a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, conduziu as apresentações dos trabalhos técnicos do evento.  

Tratamento de água em Pelotas

Com índice de atendimento de água potável na cidade alcançando os 100% e mais de um milhão de metros de rede abastecendo a cidade, o sistema de tratamento, em Pelotas é constituído pelas etapas de captação na Represa Moreira, Represa Quilombo, Arroio Pelotas e Barragem Santa Bárbara, pelo tratamento nas ETAs Moreira, Quilombo, Sinnott e Santa Bárbara e por mais de 20 reservatórios espalhados pelo Município. 

A água potável fornecida pelo Sanep atende a todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é monitorada 24 horas por dia e avaliada, semanalmente, em 69 pontos diferentes da rede de abastecimento, considerando diversos índices como pH, turbidez, cor e também padrões microbiológicos.


Tags

sanep, congresso, assemae, trabalhos, tratamento, água, sanep, congresso, assemae, trabalhos, tratamento, água