Dia Mundial do Meio Ambiente: cinco ações para aderir em Pelotas

Sanep elenca cinco das suas iniciativas voltadas à redução, à reciclagem e, principalmente, à educação que podem ser adotadas para preservar a natureza e seus recursos

05/06/2020 | 03:06:52


Nesta sexta-feira (5), o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente e, a nível nacional, o Dia da Reciclagem é comemorado. Duas pautas extremamente relevantes quando o assunto é o futuro do planeta, a preservação dos seus recursos naturais e o seu desenvolvimento sustentável, ou seja, a capacidade de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer e prejudicar a seguinte. 

As datas, comemoradas desde 1972 e 2009, respectivamente, são apenas lembretes do que já deve estar interiorizado na nossa consciência todos os dias: a compreensão de que os atos individuais impactam no coletivo e de que pequenas iniciativas ganham amplitude quando multiplicadas. Quando o tema é meio ambiente, pensar em si é pensar em todos e pensar no hoje, é projetar o amanhã.

Pensando nisso, o Sanep elenca cinco dos seus projetos de sustentabilidade em andamento na cidade para demonstrar que colaborar com o meio ambiente é mais simples e acessível do que parece e, melhor, pode começar a ser feito dentro de casa – basta o interesse e, sobretudo, a ação. Confira abaixo as iniciativas da autarquia que podem te motivar a ser mais responsável ambientalmente: 

1- Coleta seletiva: separe o lixo reciclável

Separar o lixo orgânico do reciclável é uma das atitudes mais simples para se adotar no dia a dia. Em 2019, o Sanep ampliou seu serviço de coleta dos resíduos recicláveis, de porta em porta, e alcança agora 80% das residências da zona urbana. Além disso, o Sanep também criou o projeto ‘Adote uma Escola’, com 79 educandários cadastrados, que servem como ponto de entrega voluntária dos recicláveis para as comunidades escolares. Clique aqui para ver o dia da coleta no seu bairro.

Em 2019, a coleta seletiva foi ampliada e passou a coletar o material reciclável em novas 19 regiões do município - Foto: Angélica Mengue/arquivo

2 - Óleo Sustentável: dê o destino certo ao óleo de cozinha usado

Esta é outra ação bastante fácil para quem está disposto a colaborar com o meio ambiente. Implantado no ano passado, o projeto Óleo Sustentável é responsável por coletar o óleo de cozinha usado pela população e transformá-lo em materiais de limpeza. Cerca de 19 mil barras de sabão e tubos de detergente já foram produzidos com mais de 7,6 mil litros de óleo coletado nos 22 postos de descarte do Sanep, espalhados pela cidade. Para dar o destino correto, basta esperar o óleo esfriar para depositá-lo em uma garrafa e levá-lo até uma das estruturas de coleta. Veja aqui onde encontrá-las.

Projeto já produziu cerca de 19 mil unidades de materiais de limpeza - Foto: Igor Sobral/arquivo

3 - Plástico Zero: troque o descartável pelo reutilizável

A mais recente iniciativa do Sanep é voltada à redução da poluição plástica no mundo. A nível local, o projeto começa pelas feiras de Pelotas, incentivando a mudança de hábitos da população, ao trocar as sacolas plásticas por outras de pano reutilizáveis. Durante o mês, a autarquia realizará uma série de ações educativas com a população, incluindo a distribuição de ecobags personalizadas. A ideia é que a prática seja perpetuada no cotidiano das pessoas e que a escolha pelas sacolas retornáveis seja cada vez mais corriqueira em suas vidas. Uma ecobag pode evitar que dezenas de sacolas plásticas poluam o meio ambiente ao longo do tempo. Confira aqui onde o projeto estará na próxima semana.

Distribuição de ecobags busca desestimular uso das sacolas plásticas nas feiras - Rodrigo Chagas/arquivo

4 - Envio de contas por e-mail: reduza a geração de resíduos quando puder

Desde março, o Sanep disponibiliza um novo serviço online à população através de seu site: o envio das contas de água via e-mail. É uma opção a quem pode acessá-las através da internet, evitando o uso do papel para sua impressão, o que impacta na redução da geração de resíduos. Para se inscrever, basta acessar o site da autarquia e se cadastrar com o número de inscrição da conta, e-mail e telefone. O serviço também é um incentivo à mudança de hábitos e um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada nestes casos. Além do envio, a população também pode consultar a fatura mensal e a de meses anteriores, ainda em débito.

Recurso foi lançado pelo Sanep em março - Foto: Reprodução

5 - Núcleo de Educação Ambiental: converse, apoie e se informe sobre projetos ambientais

Além de buscar provocar impactos em curto prazo, o Sanep também acredita no poder da educação e, por isso, investe nas novas gerações, a fim de despertar a consciência ambiental em crianças e jovens o mais cedo possível. Para isso, uma equipe da autarquia dedica-se a levar o conteúdo a escolas e comunidades através de oficinas, palestras, brincadeiras e ações lúdicas, como o mascote Coletinha, que faz sucesso com a criançada e ajuda na compreensão de temas importantes, como a separação de resíduos e a preservação de recursos naturais. Apoiar e divulgar projetos de sustentabilidade, bem como, discutir o assunto em casa, com os filhos, amigos, é acessível a todos e fundamental para ampliar a rede de conscientização e preservação da natureza.

Ações educativas são voltadas a crianças e jovens - Foto: Sanep/arquivo

Tags

projetos, reciclagem, sanep, meio ambiente, sustentabilidade, projetos, reciclagem, sanep, meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, sanep, meio ambiente, sustentabilidade, projetos